Neymar foi 10
O Paris Saint Germain (PSG) jogou hoje contra um time que não faria feio na Copa do Nordeste.
O Toulose estaria entre os três primeiros colocados da Copa do Nordeste 2017, logo abaixo do Sport e do Bahia, campeão e vice.
O baixo nível do campeonato francês e a vulnerabilidade do Toulouse não apagam o fato de Neymar ser, atualmente, um dos três maiores do mundo, ao lado de Messi e Ronaldo.
No jogo de hoje, o craque brasileiro fez de tudo: gols, passes para gol, sofreu pênalti.
Com a bola que está jogando e a depender da campanha que o PSG fizer na Champions League e do seu desempenho na Copa do Mundo da Rússia, Neymar poderá ser alçado a número um do futebol.
***
Enquanto Neymar e o PSG seguem impávidos rumo ao título do campeonato francês, Real e Barcelona roubam a cena neste início de temporada e o campeonato inglês deve se consolidar como o mais competitivo entre os grandes do mundo, o futebol jogado aqui no Brasil é de dar pena.
Bahia e Vasco, jogo em que o tricolor da boa terra sapecou um 3 a 0 no ex-gigante da colina, na melhor das hipóteses pode ser considerado um jogo ruim.
O Vasco da Gama caminha para se tornar o Bangu deste início de século.
***
Vinícius Jr., do Flamengo, desencantou de vez e fez dois gols contra o forte Atlético Goianiense, o ABC da série A.
Pode estar surgindo um novo Nélio. Ou um novo Zico.
***
O Corinthians perdeu de 1 a 0 para o Vitória, mas segue líder do campeonato brasileiro, com vários corpos à frente do segundo colocado.
A aura do alvinegro paulistano não é mais a mesma. Jogando um futebol de resultado, entregando a bola ao adversário e partindo no contra-ataque em estocadas rápidas e certeiras, o Corinthians demonstra ter dificuldades quando o adversário escolhe a mesma tática dele. Foi assim com o Flamengo, com o Atlético Paranaense e, agora, com o Vitória.
Ou é isso ou alergia a rubro-negros.
***
E o ABC?
Parece que o problema do Mais Querido é de alfabetização.
Digo, de analfabetismo. Inclusive futebolístico.
Por Sérgio Trindade