O amadorismo do futebol potiguar
Há uns bons anos os torcedores do Rio Grande do Norte se acostumaram a torcer por clubes de futebol em estágio praticamente amador, pois é neste nível que estão ABC e América.
E se ABC e América assim estão, como não estarão os demais, surrados sem piedade pelos “dois grandes” de Natal?
Logo mais saberemos, quando Potiguar e Globo estrearem na Série D.
O nível do campeonato estadual daqui engana dirigentes, torcedores e imprensa deslumbrados, mas não engana a alguém mais atento. Nem mesmo a Copa do Nordeste, vencida pelo Ceará, pode ser parâmetro para qualquer coisa, como demonstra o bom desempenho do ABC no torneio e o até agora sofrível rendimento no Campeonato Brasileiro – Série B.
Campeonatos estaduais têm sido cada vez mais utilizados como preparação para os campeonatos mais importantes. Até a Copa do Nordeste, torneio charmoso e com certo apelo midiático e de público, tem servido como espaço para ajustes de algumas equipes, como é o caso do Vitória, do Fortaleza e do Sport.
Enquanto o ABC apanhava na série B (até o momento foram cinco jogos, com quatro derrotas e um empate), ocupando isoladamente a lanterna da competição, os torcedores do América festejavam. Bastou começar a Série C para sumir do rosto dos alvirrubros o sorriso de deboche.
O América entrou duas vezes em campo pelo Campeonato Brasileiro – Série C. Para não deixar o ABC sozinho passando vergonha, apanhou duas vezes, uma em casa (1 X 2) e uma fora (2 x 0).
A Série C se aproxima do clube alvinegro e D para o América. É cedo ainda e é possível reverter a probabilidade de queda, desde que montem times para disputar os campeonatos. Não dá para o ABC disputar a B com elenco de C e o América disputar a C com elenco de D.