Feministas de fancaria (Ou por que esquecemos)

por Sérgio Trindade foi publicado em 18.mar.25

Semana passada, quando escolheu a deputada federal Gleisi Hoffman para fazer a articulação política do governo federal, Lula fez elogio à beleza da parlamentar paranaense e, subitamente, a militância feminista se levantou nas redações dos jornais para criticar o machismo do Presidente da República.

Naquele dia eu constatei que também sou machista, afinal cansei de elogiar a beleza feminina, pondo-a acima de qualquer coisa que conheço.

Coisa da machismo estrutural, segundo as jornalistas carrancudas das redações militontas.

Seguirei sendo machista, mas gostaria de me juntar às tropas feministas que foram à jugular do machista Lula e vou relembrar algumas passagens sobre o ex-líder sindical e inquilino, pela terceira vez, do Palácio do Alvorada.

Lula é machista. Um empedernido machista, que posa de modernoso feminista para papar votos da turma modernosa e simpática a modas. E quando o Presidente esquece que é modernoso, manifesta o machismo escondido lá no fundo d’alma.

Lembremos d’algumas, digamos, gafes do D. Sebastião de Garanhuns:

1) Quando agentes da Polícia Federal entrou no quarto da Clara Ant, ela já ficou toda feliz achando que era homem atrás dela. Para quem não sabe Clara Ant foi diretora do Instituto Lula. Pondo panos quentes, Clara Ant, emitiu nota para esclarecer o contexto de declaração de Lula, feita durante conversa, grampeada, com a então Presidente Dilma: “A conversa grampeada e publicizada amplamente ocorreu no dia 04 de março deste ano. O mesmo dia em que minha residência foi objeto de busca e apreensão pela Polícia Federal e Receita Federal e que Lula foi conduzido coercitivamente. Eu estava relatando a ele como foi a operação e comentando que fiquei muito triste com o episódio, pois nem mesmo na ditadura passei por isso. Nesse contexto, e na minha presença, ele atendeu o telefonema da Presidenta Dilma. No meio da conversa ele fez o comentário que, embora de mau gosto, buscava mesmo descontrair uma situação tensa que vivíamos. Lula não me faltou ao respeito. E mais, o Brasil é testemunha do compromisso de Lula com as reivindicações das mulheres, cujo símbolo maior é a sanção da Lei Maria da Penha” (https://agenciapatriciagalvao.org.br/mulheres-de-olho/clara-ant-esclarece-frase-de-lula-sobre-mulheres/?doing_wp_cron=1742293826.4379909038543701171875).

2) No rastro do Mensalão, um indignado Lula se queixou das mulheres de grelo duro do PT. Quando foi nomeado por Dilma ministro-chefe da Casa Civil Lula, Lula conversava com o ex-ministro Paulo Vannucchi, em meio às investigações da Operação Lava Jato, e dizia que estava colocando a senadora Fátima Bezerra e a deputada federal Maria do Rosário para acompanhar de perto o procurador Douglas Kirchner. Em dado momento, irritado, Lula sapecou: “(…) Sabe, porque… até a Clara Ant (…) porque fica procurando o que fazer. Faz um movimento da mulher contra esse f****. Porque ele batia na mulher, levava ela pro culto, deixava ela se f****, dava chibatada nela. Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido?” (https://oglobo.globo.com/politica/lula-chama-feministas-do-pt-de-mulheres-do-grelo-duro-internautas-reagem-18897183).

3) Para o Presidente Lula, em discurso feito durante evento sobre a democracia, os maridos são mais apaixonados por amantes do que pelas esposas. Palavras do Presidente: “Não sou nem marido, eu sou um amante da democracia. Porque, a maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela” (https://www.cnnbrasil.com.br/politica/ao-falar-sobre-democracia-lula-diz-que-amantes-sao-mais-amadas-que-esposas/).

4) O jornalista Alex Medeiros conta uma história (creio que até já publicou em sua coluna) do início dos anos 1980, quando ele um dedicado e disciplinado militante petista. Segundo ele, numa visita à provinciana Natal, o então líder sindical era paparicado pelos correligionários, intelectuais e professores universitários. À noite, cansado e sequioso, perguntou aos marmajos se alguma mulher daquelas não toparia uma horizontal.

Lula é assim.

As pessoas só veem Lula pela televisão. Nunca foram em jantares no sindicato e na sede do partido em São Paulo, tampouco frequentaram os bastidores de suas campanhas. Se pudessem frequentar esses lugares veriam que as gafes transmitidas pelas TVs e até pelas redes sociais são as leves.

posts relacionados
Logo do blog 'a história em detalhes'
por Sérgio Trindade
logo da agencia web escolar