Brasileiro-2018, o returno e a liderança

por Sérgio Trindade foi publicado em 26.ago.18

Há tempos não via uma disputa tão renhida pela liderança no campeonato brasileiro.

São Paulo, Internacional e Flamengo estão esgrimindo desde meados do 1º turno do campeonato, com o Flamengo sendo seguido pelos são-paulinos e pelos colorados.

No início do 2º turno, após vitória do São Paulo (1 a 0 sobre o Ceará) e dos empates do Internacional (0 a 0 com o Palmeiras) e do Flamengo (2 a 2 com o América-MG), os paulistas têm 45 pontos, seguidos pelos gaúchos com 42 e cariocas com 41, posições que se mantêm há quatro ou cinco rodadas.

O futebol é o esporte mais imprevisível que existe. No entanto, creio ser difícil, num campeonato de tiro longo, mesmo que só dispute apenas uma competição, enquanto os seus principais adversários – além do Internacional e Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro – estejam em duas ou mais, que o São Paulo se mantenha na liderança até o final.

Falta ao tricolor paulista elenco forte e equilibrado. Some-se a isso o fato de alguns dos jogadores que desequilibram estarem em torno dos 35 anos, o que não é pouco para um campeonato longo e desgastante. Mais, o São Paulo vem jogando uma bola pequena, principalmente contra times de menor poder de fogo, como ocorreu no empate contra o Paraná no meio da semana e na vitória de hoje sobre o Ceará.

É muito cedo para fazer prognósticos seguros.

Os últimos resultados e a eliminação de alguns times da Libertadores e da Copa do Brasil vão redesenhar a tábua de classificação.

Ainda podemos ouvir um “segue o líder” dito por torcedores que ainda não puderam dar esse grito.

 

 

Por Sérgio Trindade

posts relacionados
Logo do blog 'a história em detalhes'
por Sérgio Trindade
logo da agencia web escolar