O ABC em dia de mãe
Para quem dizia brigar para subir, cada vez mais a luta é para não cair, sina do alvinegro potiguar desde que começou a frequentar a série B, há uma década e meia.
Ontem, mantendo o desempenho medíocre, o ABC perdeu, de virada, para o Botafogo de Ribeirão Preto, 1 X 2, e demitiu o treinador Fernando Marchiori, que o servilismo de parte de nossa imprensa e a cegueira da maioria dos torcedores insistiam em chamar de Bruxo.
Não há dúvidas que Marchiori cumpriu, em linhas gerais, um bom papel no comando do ABC. Foi campeão estadual de 2022, garantiu o acesso da série C para B, fez boa campanha nas Copas do Nordeste e do Brasil, mas sucumbiu na competição mais importante para o clube, a segunda divisão do campeonato brasileiro. Dos 18 pontos disputados, o ABC só fez um.
O ponto solitário foi conquistado fora de casa, em Maceió, contra o CRB. Nos seus domínios, o Frasqueirão, até então uma cidadela quase inexpugnável, o Mais Querido perdeu três vezes.
A última vitória da equipe foi pelo campeonato estadual, 1 X 0 contra o fraco Santa Cruz.
Na última partida pelo estadual, derrota para o América e ameaça real de perder o campeonato estadual.
A lista de insucessos: dia 13/4 – ABC 0 X 2 Grêmio (Copa do Brasil); dia 16/4 – Londrina 1 X 0 ABC (Série B); dia 23/4 – ABC 0 X 3 Vitória (Série B); dia 27/4 – Grêmio 1 X 1 ABC (Copa do Brasil); dia 30/4 – ABC 1 X 2 Ceará (Série B), dia 3/5 – Ituano 3 X 0 ABC (Série B); dia 6/5 – CRB 1 X 1 ABC (Série B); dia 10/5 – América 1 X 0 ABC(Campeonato Potiguar); dia 14/5 – ABC 1 X 2 Botafogo-SP (Série B)(https://ge.globo.com/rn/futebol/times/abc/noticia/2023/05/14/abc-confirma-saida-de-fernando-marchiori-apos-nove-jogos-sem-vitoria.ghtml).
A demissão de Marchiori – confirmada após a derrota de ontem – era esperada, mas é necessário registrar que o mau desempenho está pr’além disso. O planejamento foi equivocado, os jogadores contratados não são adequados para o nível da competição, muitos vieram machucados e estão no departamento médico há duas ou mais semanas, etc, etc e etc.
A continuar assim, o ABC confirma o rebaixamento para a terceira divisão de 2024 antes da metade do campeonato da segunda divisão deste ano.