Democratas e democratas
Ontem (15), parte das milícias políticas de Bolsonaro estiveram nas ruas https://politica.estadao.com.br/ao-vivo/manifestacoes-pro-bolsonaro, a despeito de todas as recomendações sanitárias, para pressionar dois dos poderes constituídos, o Legislativo e o Judiciário.
Faixas estampavam pedidos de volta do AI-5, o mais autoritário dos atos institucionais outorgados pelo regime de 1964, o fechamento do Congresso Nacional, o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e por aí vai.
O Presidente da República, chefe do outro poder constituído, o Executivo, e que estava em isolamento desde que houve suspeita de estar com o Covid-19, saiu do isolamento, contra as ordens médicas, para apoiar os seus apoiadores.
Os organizadores e militantes disseram, desde sempre, que estariam nas ruas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar as reformas (não se sabe qual, pois o governo só enviou a reforma da previdência, que o Congresso Nacional aprovou) e para bloquear as chantagens que parlamentares fazem nas negociações com o governo federal.
Opositores do governo federal acusaram os manifestantes de estarem favoráveis à implantação de uma ditadura, pois não é possível que manifestações sejam convocados pelo Presidente da República, chefe de um poder constituído, para pressionar outro(s) poder(es) constituído(s), porque isso poderia levar a uma crise institucional.
A guerra foi lançada: autoritários versus democratas.
Alguns dos mais aguerridos entre os democratas, porém, apoiaram as manifestações de 2013 e estiveram mesmo nas ruas defendendo a depredação, até literal, naquele ano, dos poderes constituídos que agora defendem denodadamente.
Foram autoritários em 2013 e posam de democratas e defensores das instituições hoje.
Sinto cheiro de hipocrisia no ar.
Não é possível defender as jornadas democráticas (??!!) de 2013 e criticar a manifestação de ontem.
Elas foram cevadas no mesmo terreno pantanoso.
Não nos esqueçamos que em 2013 os anjinhos black blocs http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/conheca-estrategia-black-bloc-que-influencia-protestos-no-brasil.html chegaram a ser festejados por alguns democratas de ocasião, verdadeiramente autoritários e até mais perigosos do que os que ontem estiveram nas ruas, porque agem nas sombras.