O Brasil nasceu em Alagoas
Pedro Álvares chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500… em Alagoas, mais precisamente no litoral sul alagoano, nas falésias de Coruripe.
É o que o diz Jayme de Altavila, em sua História da civilização alagoana, publicada originalmente em 1938.
O escritor e jornalista chegou a expor, em 1940, a tese, em grande medida baseada nos relatos do navegador holandês Alexander von Humboldt, numa conferência nacional dos Institutos Históricos e Geográficos.
Segundo Humboldt, as primeiras terras avistadas por Cabral estavam a 10º de latitude sul, e correspondem às atuais regiões de Coruripe, Jequiá, Poxim e Barreirase, e o Monte Pascoal seria a serra da Naceia, em Anadia.
A carta de Pero Vaz de Caminha faz a seguinte descrição: “disse o Capitão que fôssemos nos batéis em terra e ver-se-ia bem como era o rio (…). Depois andou o Capitão para cima e ao longo do rio, que corre sempre chegado à praia (…). E então o Capitão passou o rio com todos nós outros, e fomos pela praia de longo, indo os bateis, assim, rente da terra. Fomos até uma lagoa grande de água doce, que está junto com a praia, porque toda aquela ribeira do mar é apaulada por cima e sai a água por muitos lugares.”
Para Altavila, o rio descrito pelo escrivão é o Coruripe e a lagoa não seria apenas uma, mas as diversas lagoas da foz do rio Poxim ou mesmo a lagoa do Jequiá, que está ligada ao mar. A enseada do Pontal de Coruripe, mais ao sul, é muito provavelmente o local onde a esquadra cabralina fundeou e, portanto, onde houve o primeiro contato dos portugueses com os índios.
A topografia de Coruripe, sustenta Altavila, é muito semelhante à que descreve Pero Vaz de Caminha (barreiras altas e avermelhadas, um monte muito alto e redondo com terras chãs ao sul ou os rios e lagoas), e bem diversa do que há na Bahia
A tese de Altavila é reforçada pelo historiador pernambucano Fernando Gama e por Max Justo Guedes.
Para Fernando Gama, o Descobrimento do Brasil ocorreu entre Jequiá da Praia e Coruripe, em Alagoas, na proximidades das falésias da praia de Jequiá, região muito parecida com a descrição dada por Caminha.
Já Max Justo Guedes, em sua A Viagem de Pedro Álvares Cabral, o português navegava no sentido noroeste quando avistou um monte muito alto e redondo e outras serras mais baixas ao sul dele e também terras baixas, com grandes arvoredos. Tal relato afasta a possibilidade de o Descobrimento ter ocorrido na Bahia, porquanto não ser possível avistar serras ao sul do Monte Pascoal, na Bahia, e, mais, visto de noroeste ou de oeste, o Monte Pascoal está isolado, sem serras altas ou mesmo baixas no seu entorno.
Por Sérgio Trindade