Como Natal participou da Segunda Guerra Mundial

por Sérgio Trindade foi publicado em 23.jul.20

Com pouco mais de 40 minutos, Natal, USA, de Carlos Murillo, é uma viagem aos anos 1930-1940, cruciais para quem quer entender como e por que Natal é o que é.

O documentário mostra como o Brasil foi tragado pela conflagração mundial, inicialmente fornecendo produtos para os países envolvidos na guerra, depois cedendo territórios para a construção de bases militares e, por fim, enviando tropas para o front italiano.

No início de 1941, Natal começou a receber trabalhadores que vinham dos Estados Unidos da América para preparar as instalações para a Pan American World Airways (Pan AM). (https://www.aviacaocomercial.net/panam.htm). Ao final daquele ano, os Estados Unidos foram atacados pelo Japão, entraram em guerra contra as potências do Eixo e, pouco depois, tiveram o Brasil como aliado.

Com o ingresso do Brasil na guerra, Natal, então uma cidade pacata, foi invadida por trabalhadores civis e militares que construíram o mais movimentado aeroporto do mundo, entre os anos 1942-44, e mudaram definitivamente a face do espaço urbano e os costumes de seus moradores.Natal/USA passeia por uma provinciana Natal, que teve sua vida profundamente alterada, experimentou e adotou moda, recebeu artistas de cinema, sediou conferência entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt e viveu anos alucinados. Tudo contado em detalhes, em entrevistas com estudiosos (Fred Nicolau e Lenine Pinto) e testemunhas (o próprio Lenine Pinto, Luiz Gonzaga e outros) daqueles agitados anos e com imagens da época.

posts relacionados
Logo do blog 'a história em detalhes'
por Sérgio Trindade
logo da agencia web escolar