Flávio (quase) no Supremo Tribunal Federal

por Sérgio Trindade foi publicado em 14.dez.23

Ontem (13/12) foi dia de o indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

O indicado: Flávio Dino, ex-juiz federal, ex-deputado estadual, ex-governador do Maranhão, eleito em 2022 para o Senado Federal e atualmente Ministro da Justiça.

A escolha de Lula despertou a ira de alguns, a oposição de muitos e a aceitação de outro tanto.

A polêmica do dia não foi, porém, a sabatina a que foi submetido o candidato à vaga do STF, mas a quase escolha de outro Flávio para a mesma corte (https://www.google.com/search?q=Fl%C3%A1vio+Bolsonaro+no+STF&sca_esv=590958249&source=hp&ei=DVJ7Zca7GOiRxc8P_eepmAk&iflsig=AO6bgOgAAAAAZXtgHa0cCcEhiOzXuKvC1U7Ij5GA0kpy&ved=0ahUKEwiG9pPGz4-DAxXoSPEDHf1zCpMQ4dUDCAo&uact=5&oq=Fl%C3%A1vio+Bolsonaro+no+STF&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IhhGbMOhdmlvIEJvbHNvbmFybyBubyBTVEZIt1JQAFjVTnACeACQAQKYAfYCoAHCNKoBBjItMjYuMbgBA8gBAPgBAcICBRAAGIAEwgILEC4YgAQYxwEY0QPCAgUQLhiABMICDhAuGIAEGMcBGK8BGI4FwgIHECEYoAEYCsICBhAAGBYYHsICCBAAGBYYHhgK&sclient=gws-wiz#fpstate=ive&vld=cid:e2c421c2,vid:LD2H_gC9osY,st:0).

Ficamos todos entre espantados, alguns indo logo para a galhofa e muitos entre assustados e irados com a revelação feita pelo senador Flávio Bolsonaro.

Segundo ele, corria o ano de 2021 e o seu pai, o então presidente Jair Bolsonaro, sugeriu indicá-lo para o STF, mas ele recusou a proposta e apontou o nome de André Mendonça. O diálogo teria sido mais-ou-menos assim: “Flávio, o que você acha de você ser o indicado ao STF?”. A proposição decorria do fato de que se discutia a indicação de um evangélico, como Bolsonaro pai havia prometido durante a campanha. Flávio recusou dizendo: “Presidente, apesar de eu ser advogado, o que eu sou é político, o que eu gosto é política. Então, indique André Mendonça”.

Falta tudo ou quase tudo aí: modéstia pessoal, senso de republicanismo, consciência do próprio papel no mundo, sendo de ridículo e vergonha na cara…

O Brasil é, independente de quem esteja à testa do governo, direita ou esquerda, forjado para ser um sistema familiar, uma agência de compadres, uma república bananeira.

posts relacionados
Logo do blog 'a história em detalhes'
por Sérgio Trindade
logo da agencia web escolar