O “polícia” como outsider

por Sérgio Trindade foi publicado em 26.ago.18

De tempos em tempos aparecem políticos profissionais se apresentando como forasteiros no mundo político ou forasteiros do mundo político querendo se inscrever nele.

Um dia Jânio Quadros e Fernando Collor, em nível nacional, e Carlos Alberto, aqui no Rio Grande do Norte, oriundos do meio político, disseram-se limpos das mazelas da política; Enéas Carneiro, em nível nacional, e Miguel Mossoró, no Rio Grande do Norte, já foram exemplos de lideranças nascidas fora da política e que se apresentaram, por não terem vivido da política, como sadios, não manchados pelos vícios de quem de acordos e conchavos.

Na atual eleição presidencial, Jair Bolsonaro, político profissional há mais de duas décadas, apresenta-se como outsider; neste elefante perdido na esquina do Brasil, o capitão Styvenson Valentim, candidato a senador, tem se vendido como alguém limpo por ser descolado da política profissional.

O capitão Styvenson, cevado na onda da antipolítica, aproveita-se da ojeriza que a esmagadora maioria da população brasileira nutre pelos políticos. https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/eleicoes/2018/noticia/2018/08/17/pesquisa-ibope-no-rn-para-o-senado-capitao-styvenson-rede-23-garibaldi-filho-mdb-21-geraldo-melo-psdb-14-zenaide-maia-phs12.ghtml

Leio e ouço as críticas que ele faz ao grupo ao qual pretende se agregar. No entanto, nunca li ou ouvi nada do jovem capitão acerca das ideias que defende.

Como o capitão pretende ajudar o Rio Grande do Norte a sair da crise fiscal na qual está enfiado? É favorável ou contrário à reforma da previdência? O que pensa sobre o aborto, descriminalização das drogas? Qual a sua posição sobre o aborto? É favorável ou contrário ao estatuto do desarmamento?

Caberia aos pretensos eleitores do corajoso militar inquiri-lo sobre tais temas.

A democracia agradece.

 

 

Por Sérgio Trindade

posts relacionados
Logo do blog 'a história em detalhes'
por Sérgio Trindade
logo da agencia web escolar