O presidente Costa e Silva

por Sérgio Trindade foi publicado em 08.abr.19

Nos últimos dias saiu do forno uma pesquisa que aponta o presidente Jair Bolsonaro como menos inteligente do que Lula e Dilma.

Não quero discutir o grau de Inteligência do atual mandatário da república, mas recuperar inicialmente algumas passagens engraçadas sobre alguns dos ex-presidentes militares do período iniciado em 1964 e encerrado em 1985.

Registro que não há, aqui, a intenção de ridiculizar nenhum dos mandatários da aviltada república brasileira. Pinçarei, depois, passagens igualmente risíveis dos presidentes civis.

Começo com Artur da Costa e Silva.

Aluno brilhante nas escolas militares pelas quais passou, Costa e Silva era o típico papirador, ou seja, alguém que se devota aos estudos para tirar boas notas nos exames e provas.

Há três histórias engraçadas sobre Costa e Silva, uma delas contada por um militar-presidente.

Vamos a elas.

É sabido que Costa e Silva nunca teve amor aos livros.

Em sua residência em Teresópolis, o ex-presidente Ernesto Geisel contou a Jô Soares, depois de registrar a excelência acadêmica de Costa e Silva nas escolas militares, uma piada acerca do presidente do AI-5.

Era aniversário de Costa e Silva e um dos amigos sugere dar-lhe um livro de presente, ao que outro amigo rebate.

– Um livro não pode.

– Mas por quê?

– Porque ele já tem um livro.

Certa vez, o avião presidencial sobrevoava o estado do Ceará e o piloto avisa a altitude da aeronave, algo em torno de 10km. Espantado, Costa e Silva fala:

– Eu sabia que Brasil era muito grande, mas não sabia que era tão alto.

A terceira pérola sobre o ministro do exército que emparedou o presidente Castelo Branco e que, depois, sentou em sua cadeira, diz que Costa e Silva chegou de moto ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, atravessou toda a pista e caiu na Baía de Guanabara. Depois de resgatado, explodiu:

– Quero saber quem foi o filho da puta que disse ser possível pegar uma ponte aérea daqui.

Por Sérgio Trindade

posts relacionados
Logo do blog 'a história em detalhes'
por Sérgio Trindade
logo da agencia web escolar